Projeto UMAMI na Colômbia: Café, Turismo e Cultura Cafeeira


A Colômbia é um país muito especial, principalmente quando o assunto é café. E para explorar a riqueza cultural deste delicioso produto da terra, um grupo de brasileiros viajou ao país sulamericano em busca de experiências marcantes associadas à cultura cafeeira! O Projeto Umami, em parceria com a Empório do Marketing e o Clube Barista, criou e executou uma idéia inovadora, associando turismo de experiência à gastronomia. O roteiro criado incluía a participação na Feira Expoespeciales de Cafés Colômbianos e no Campeonato Mundial de Baristas, WBC , em Bogotá. Mas não parou por aí. Ao final dos eventos o grupo pegou estrada rumo ao Eixo Cafeeiro Colombiano, também conhecido como Triangulo del Café, formado pelos departamentos de Quíndio, Caldas e Risaralda, na região Andina, cuja paisagem cultural foi declarada pelo UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

O grupo era formado por integrantes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e incluía baristas, empresários do ramo cafeeiro e apaixonados por café. Todos com a intenção de viver uma experiência única, associando Café e Turismo na Colômbia.

O café faz parte da riqueza cultural do país, que sabe investir na produção de cafés de qualidade além de utilizar turisticamente este produto. São muitas as possibilidades de viver a cultura cafeeira na Colômbia, desde a visita ao Parque Nacional do Café, localizado em Armênia, Quindio, onde também se localiza o Museu do Café, até a visita às fazendas produtoras (Fincas), que oferecem diversas atividades.

Em cada cidade, bairro ou rua da Colômbia estão localizadas as mais incríveis cafeterias: tradicionais, aconchegantes, exóticas ou mesmo grandes redes. A mais conhecida é a Juan Valdez Café, empresa cujo personagem é o símbolo da cultura cafeeira colombiana, criado pela Federacíon Nacional de Cafeteros de Colombia, para estimular o consumo de café especial pelos colombianos e valorizar o produto no mundo. Alías, dizem que em breve a rede chega ao Brasil!

Os integrantes do grupo tiveram a oportunidade de visitar uma RECUCA (Recorrido de la Cultura Cafeeira) e conhecer todo o processo produtivo do café especial colombiano, da planta à xícara. Além de aprenderem sobre a produção em si, processos de colheita, torrefação e moagem, puderam fazer cursos de degustação (Catacíon) dos cafés colombianos. Tudo isso imersos na cultura do povo colombiano, vibrante e com fortes raízes na cadeia produtiva do café.

O resultado da viagem foi encantador e atingimos o resultado esperado: promover o encontro cultural entre Brasil e Colômbia, aproximar as pessoas , profissionais ou não, do universo produtivo cafeeiro, estimular o consumo do café especial, propiciar uma experiência legítima associada à gastronomia e sobretudo, gerar reflexões nos participantes. A estes viajantes que acreditaram na ideia, nosso muito obrigado! Saborear esta experiência ao lado de vocês foi maravilhoso!

O objetivo do Projeto Umami, ao visitar a Colômbia, não foi apenas o de conhecer mais sobre o país, ou ter a oportunidade de participar dos importantes eventos de café que estavam acontecendo em Bogotá.

Existia um interesse maior, em investigar mais sobre a criatividade dos colombianos em criar produtos turísticos de qualidade associados à produção do café especial, inclusive com o apoio do governo e de grandes empresas. A intenção, bem sucedida, foi a de gerar o questionamento: Por que o Brasil, com tamanho potencial cafeeiro e detentor de produção de qualidade superior à colombiana, tanto em números quanto em qualidade, não investe em produtos turísticos inovadores, baseados na cultura cafeeira?

A resposta para esta pergunta, bem como a criação de novas propostas de uso turístico para o café brasileiro é parte do trabalho desenvolvido pelo Projeto Umami. A visita à Colômbia nos abriu os olhos com relação ao atraso do nosso país quando o assunto é café especial. Principalmente quando se pensa nas inúmeras possibilidades de uso turístico de um produto nacional que faz parte da história do país e está nas raízes do nosso povo e da cultura brasileira.

Contribuir para a mudança deste quadro, criar alternativas inovadoras de uso e estimular o consumo e a valorização do café brasileiro, através do uso do turismo como uma vitrine para o consumidor é parte da missão que o Projeto Umami desenvolve. Esta é nossa proposta. Uma proposta Umami!

Confira um pouco da experiência na Colômbia assistindo ao vídeo da viagem:



Marina Moss e Helga Andrade
Idealizadoras do Projeto UMAMI

Crédito das fotografias 3,4 e 6 - Cláudio Vasconcelos

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